Guia Do Perfume

by - julho 07, 2015

Oi genteee, tudo bom com vocês? No post de hoje vim falar de um assunto que eu praticamente também não sei nada a respeito, perfume! Já de início meu olfato é muito pouco aguçado, e ainda não sei diferenciar muito os cheiros, só sei quando é doce, e quando não é doce o cheiro do perfume! rs


Então estava eu vasculhando nosso amado mundo web, quando me deparei com uma matéria no site MaisEquilibrio que falava de perfumes, a matéria foi tão útil pra mim, que decidi compartilhar com vocês também!!! ;)

Prepare-se para conhecer um guia sobre o universo dos perfumes. Pois, sim, há muito mais do que escolher uma simples fragrância na composição de uma essência. Você sabia que existem diferentes tipos de matérias-primas e notas na produção de uma colônia? E mais: você sabe o que distingue uma eau de toilette de um perfume, por exemplo?

Para começar, é bom saber que um mesmo frasco de perfume não reage da mesma maneira em todas as pessoas. Isso porque cada indivíduo tem sua própria química baseada no tipo de pele, cor de cabelo e até o ambiente em que vive. Apesar de no geral a fragrância durar cerca de quatro horas, peles oleosas, por exemplo, seguram a essência por muito mais tempo do que a pele seca.

Quanto às matérias-primas, são extremamente variadas e numerosas. Produtos naturais e sintéticos são utilizados pela perfumaria do mundo inteiro. Aqui podemos ver as mais utilizadas:

Flores: jasmim, rosa, flor de laranjeira, tuberosa, Ylang-Ylang e lavanda.
Grãos: fava Tonka, coentro, ambrete da Índia e Antilhas e Petit grain.
Madeiras e cascas de troncos: sândalos de Misore, cedro do Quênia e do Atlas, casca de canela e casca da Betula.
Resinas: Galbano da Pérsia, Benjoin do Sião, Opopanax da Abissínia e Mirra do Oriente.
Ervas aromáticas: Tomilho e menta
Cítricos: limão da Itália e Califórnia, bergamota da Calábria e Costa do Marfim, laranja da Espanha e da Flórida, Tangerina da Itália.

Porém, nada disso faz sentido se as três notas de um perfume não estiverem em harmonia com a fragrância. São essas as notas de cabeça, responsáveis por prender a atenção da fragrância, as notas de coração, que a desenvolve, e as notas de fundo, que fazem com que ela se perdure na memória. Os produtos responsáveis por essa organização são:

Notas de cabeça: Bergamota, laranja, tangerina, lavanda, estragão, louro e manjericão.
Notas de coração: Essência rosa, gerânio e neroli.
Notas de fundo: Essência de jasmim, sândalo, patchouli, vetiver, musgo de carvalho, civete, almíscar, âmbar e baunilha.

A concentração da essência de uma fragrância é o que vai classificar se ela é Eau de toilette, Eau de cologne, Eau de Parfum, Body Splash ou Parfum. Aqui estão o seu tempo de duração, ocasiões propícias para serem usadas, parte do corpo em que sua aplicação é melhor e ainda a diferença nos valores. Entenda:

Eau de toilette: A classe de perfume mais vendida em perfumarias tradicionais. Tem baixa concentração de essências, algo entre 8% e 14%, apenas perfumando e refrescando. Tem duração média de 5 horas na pele. Aplicação indicada onde a circulação sanguínea é maior, como a nuca, atrás da orelha, pulso, pescoço e dobra do braço.
Eau de cologne/ Água de colônia: Composta por ingredientes leves, é conhecida pela sensação de frescor que proporciona. Suave, a concentração dessa classe varia de 3% a 7% e tem pouca duração na pele. Por conta disso é ideal para o pós-banho e pode ser aplicada no corpo todo.
Body Splash: Um pouco mais concentrado que o água de colônia, é ótimo para usar no verão e em maior quantidade, já que evapora muito rápido.
Eau de Parfum: São mais fortes do que os já citados. Duram na pele mais tempo, cerca de 7 horas, devido à concentração de óleos essenciais que vai de 12% a 18%.  Bom para passar cedinho e manter o perfume até a noite, por exemplo. Aplique nos pontos de pulsação, como pulso e orelha.
Parfum/Perfume: É o perfume propriamente dito. É o mais caro e o mais envolvente dos produtos, devido à alta concentração de óleos essenciais, em torno de 15% a 20% e 96% de álcool. Tem duração de 12 a 20 horas na pele. É indicado para climas mais frios e para usar durante o dia todo. Sua aplicação é indicada no colo ou nos pulsos.

Espero que essa matéria seja útil para vocês também! Vocês já conheciam um pouco sobre perfumes?
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

You May Also Like

0 comentários