Caminhar Ou Correr?

by - abril 04, 2014

Oi gente bonita, vocês estão em dúvida se começam a caminhar ou correr para espantar de vez o sedentarismo? Saibam que as duas modalidades esportivas ajudam a eliminar aquelas calorias extras e ainda dão uma boa melhorada na saúde e no bem-estar. Ao mesmo tempo, elas têm suas particularidades e contraindicações.



No que diz respeito ao nível de intensidade e à solicitação do sistema cardiorrespiratório a corrida leva vantagem. Outra diferença relevante é o nível de pressão que as articulações recebem.
A corrida oferece maior impacto articular do que as caminhadas.

Mas se você vai começar a se exercitar, a caminhada é a mais indicada. "É mais fácil o sedentário começar a caminhar do que a correr. Basta ter uma via (rua ou trilha), roupas confortáveis e tênis", avalia Guilherme Moscardi, responsável pela educação da área técnica da rede de Academias Runner.
Os benefícios da corrida e da caminhada são os mesmos. Entre os fisiológicos estão aumento de gasto calórico, de tônus muscular (principalmente dos músculos das pernas), da capacidade pulmonar e do aproveitamento de oxigênio.

Ambas as modalidades também promovem a redução de formação de vasos varicosos (varizes), melhoram a qualidade do sono e disposição para o dia a dia (por alterações dos níveis hormonais).
Tanto a corrida como a caminhada ajudam a perder calorias, mas a corrida potencializa esse efeito devido ao nível de solicitação muscular mais elevado que a caminhada. Segundo Guilherme, em termos didáticos, 1h caminhando a 5km/h demandará tantas calorias quanto correr 30 minutos a 10km/h.

"Embora seja um exemplo apenas didático, saberemos que a maior parte da população consegue caminhar 1h a 5km/h, enquanto correr a 10 km/h são poucos os que têm este preparo. Embora a maioria tenha condições de conseguir, dedicando de quatro a seis meses de treinamentos a este objetivo."

As caminhadas são muito indicadas para idosos (reduz o risco de quedas), obesos (reduz o impacto articular), gestantes (precisa limitar a pressão sobre a barriga). Só é contraindicado para indivíduos com restrição médica cardiológica ou ortopédica.

Para os que querem correr, as indicações são não ter nenhum sim no Par-Q (questionário de prontidão para a atividade física) e estar com o exame cardiológico anual atualizado. Moscardi diz também que é recomendável o indivíduo já ter o hábito de caminhar para começar a correr ou ser praticante de corrida, para que haja uma melhor adaptação dos sistemas cardiorrespiratório e musculoesquelético.

"As contraindicações são as mesmas da caminhada e também se estendem a indivíduos obesos, idosos sem hábitos de praticar corrida e principalmente gestantes. Hipertensos sem controle da enfermidade também se tornam contraindicados a fazer qualquer atividade física até retomar o controle da pressão arterial", orienta.


Dando o primeiro passo

Para começar a caminhar a melhor dica é sentir-se confortável e ter um objetivo a ser atingido. Por exemplo: caminhar por 30 minutos. Sem perceber você vai aumentar o seu ritmo: primeira semana 3 X de 30 minutos; segunda semana 3 X de 40 minutos; terceira, 3X de 50 minutos; quarta semana 3 X de 1h, quinta semana 4 X de 50 minutos, sexta semana 5 X de 50 minutos e sétima semana 6 X de 1h.
"Essa é uma progressão confortável para qualquer sedentário que queira mudar seu estilo de vida.

Quanto ao vestuário, opte por bermuda ou calça, preferencialmente em tecido de algodão ou os chamados tecidos esportivos ou tecidos inteligentes, camiseta em algodão ou também de tecido inteligente e tênis ou modelos walking (caminhada) ou running (corrida)", orienta Guilherme. Alongamentos são recomendados, a menos que você comece a caminhar bem devagar.

E completa: "Para caminhada um tênis que já se tem pode atender perfeitamente. Quando o praticante começar a caminhada em dias seguidos, a dica é alternar mais de um par de tênis. E se quiser, pode começar a caminhar os primeiros cinco minutos bem confortável e depois acelerar um pouco para ter percepção de exercício."

Inicie a caminhada com percursos planos até ter condições de incluir ladeiras sempre que possível. Nas corridas use o mesmo princípio: comece com percursos planos e não com ladeiras. E procure evitar decidas antes de um mês de prática ou de maneira regular.

Então bora colocar o corpo e a saúde em forma? Já fazem algum tipo de exercício? Me contem nos comentários, e sigam o blog caso gostem do conteúdo!

Beijo GRANDE,
Paloma Gomes

You May Also Like

0 comentários