Em Alto E Bom Som

by - abril 02, 2014

Oi gente, vocês são donos de um repertório profissional riquíssimo, mas trava toda a vez que precisa expor suas ideias em público? A gente ajuda com o microfone!



1 - Conheça seu público: Não vá mostrar o que sua audiência já sabe. Foque no que interessa. E lembre: o que foi sucesso com um grupo pode fracassar com outro.

2 - Domine o tema: "Nenhuma técnica compensa a falta de profundidade no assunto", diz o coach Homero Reis. Estude muito para ter mais seguntança sobre o que está faltando.

3 - Prepare seu material: Uma apresentação sempre ajuda. Não aqueles power points cheios de texto, mas slides com ótimas imagens e palavras-chave (ou frases curtas) que conduzam ao raciocínio.

4 - Decore!: Saiba a ordem exata do que está nos slides. "É o seu público que deve ler o que está lá, não você", ensina o professor de oratória Leandro Santos, da escola Methodus, que atende pessoas que acabam de assumir cargos de liderança e precisarão conduzir reuniões com desenvoltura.

5 - Treine com amigos: "Ensaie sua apresentação diante de amigos e peça opiniões sinceras sobre seu desempenho", sugere o consultor de carreiras Henry Novaes, da Havik, empresa de recrutamento profissional. Henry nos contou que mais de 80% das seleções feitas pela Havik exigem que os candidatos (até mesmo profissionais de TI) façam uma apresentação sobre sua carreira para uma banca.

6 - Ajeite a postura: Quando está nervoso, você naturalmente encolhe o corpo. Atenção aos ombros e ao alinhamento da coluna!

7 - Fale mais devagar: Se quiser ser bem entendido(a), eleve o tom de voz e preste atenção ao ritmo do seu discurso.

8 - Olhe: Tente mirar as pessoas nos olhos, tenha a sua plateia cinco ou 500 pessoas. Isso desperta confiança!

9 - Segure a língua!: Evite falar demais, falha comum entre os mais extrovertidos. Aproveite para ajustar também o tempo da sua fala.

10 - Ocupe suas mãos: Se você não sabe onde enfiar as mãos, compre uma caneta laser e segure durante a palestra.

11 - Peça para filmar: Pode ser um vídeo do celular mesmo. É bom para reparar se você tem manias de linguagem e corrigi-las.

12 - Conte histórias: A melhor forma de cativar uma plateia e contando histórias. "Boas narrativas tocam o lado emocional. Por isso inspiram, mobilizam e são memorizadas por quem as escuta", diz o professor da Fundação Getulio Vargas Moisés Fly Sznifer.

Dicas dadas, agora é arrazar nas palestras, vocês ficam nervosos quando fazem alguma apresentação?? Ou já se adpataram?? Me contem aqui nos comentários!!

Beijo GRANDE,
Paloma Gomes

You May Also Like

0 comentários