Um Pouco Sobre Autossabotagem

by - dezembro 04, 2014

Oi pessoal, tudo bom com vocês? O post de hoje fala de autossabotagem, para aquelas pessoas que até querem muito fazer uma dieta, seja por estética ou questão de saúde, ou até mesmo se tratando da área profissional (não apenas na alimentação), mas que infelizmente cometem deslises sabotando elas próprias, vejam algumas alternativas de como mudar esse quadro...


A autossabotagem - ou autoboicote - nada mais é do que você dificultar ou inviabilizar mudanças em sua própria vida e que trariam bem-estar ou algum tipo de melhoria.

Ter coragem de viver significa assumir riscos e responsabilidades, expressões que muita gente foge só de ouvir falar. A autopunição nos leva a não enxergar nossas potencialidades e se apropriar delas de maneira adequada.

Um exemplo claro de autossabotagem, além da dieta que citamos acima, é quando um profissional ganha uma promoção e fica inseguro quanto à capacidade de assumir o novo cargo e a posição na empresa. Ao ponto de cometer erros primários.

A vice-presidente de projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida e mestre em psicologia, Sâmia Simurro, justifica. "Ser bem-sucedido desperta emoções complexas. Muitas pessoas acham que o sucesso traz consigo críticas e ameaças. Isso pode gerar uma ansiedade muito grande e algumas pessoas não conseguem lidar com tudo isso de forma adequada. Acabam se boicotando", explica.

Especialistas concordam que é fundamental acreditar que somos capazes de fazer melhor o que está a nosso alcance. Consciência e mudança estão ligadas e mexer em lembranças desagradáveis é dolorido. Leva tempo até conseguirmos digerir experiências, fazer novas associações e implementar mudanças significativas em nossa vida.

"A gente precisa parar de agir como se não houvesse amanhã e se cuidar, se prevenir. De que adianta conquistar o mundo, um glúteo durinho e a presidência da empresa, se quando o assunto é nós mesmas, não fazemos nada para nos ajudar?", alerta Viviane Duarte, jornalista e empreendedora no site Plano Feminino e Agência de Conteúdo Foca.

Psicólogos dão dicas. Conscientizar-se sobre o ciclo da repetição é o primeiro passo para você superá-lo. Isso porque algumas repetições destroem a vida da pessoa e a deixam muito frustrada.

Beijo GRANDE
Paloma Gomes

*Texto inspirado da internet, com partes de informações de especialistas copiadas (não é de minha autoria a pesquisa) !!

You May Also Like

2 comentários

  1. Muito interessante. Gostei bastante, beijos!

    http://vivaeeficaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir