Aprenda A Conservar Suas Roupas De Inverno

08:00


O friozinho já chegou na maior parte do país e está na hora de fazer aquela organização no armário, separando as roupas de inverno que já estão prontas para serem usadas. O problema é que não falta casaco cheirando a mofo, peça de lã com cheiro de guardado e edredom repleto de manchas de bolor.

Para essa situação não se repetir no próximo inverno, saiba como conservar cada tipo de peça:

Lã - Tecidos de lã só podem ser lavados com detergente neutro, no processo "delicado" da máquina de lavar. O sabão em pó encolhe e endurece a lã, da mesma forma que a secagem em secadora ou fonte de calor. O correto é colocar no varal, em local fresco e arejado.

Malha e tricô - Malhas e tricôs só podem ser lavados manualmente no molho com detergente neutro e não podem ser torcidas, centrifugadas ou penduradas porque estiram e deformam. O ideal é remover a água por compactação em forma de bolo e o excesso de umidade pode ser retirado enrolando a peça em toalha felpuda. Também não podem ser passadas, porque podem deformar.

Edredons e cobertores - Devem ser guardados em capas de TNT, que permitem ventilação. Outra dica importante: o peso e o volume de cobertores e edredons podem quebrar a máquina de lavar. Por isso, aconselha-se lavar essas peças em boas lavanderias, se possível a cada três meses.

Flanela - A flanela é um tecido de algodão que recebeu tratamento com cilindros abrasivos que puxam o fio para criar uma pelagem. Esse tecido pode ser lavado normalmente na máquina com sabão em pó, mas não pode ser seco na secadora ou em estufa porque encolhe com facilidade. A secagem deve ser feita em local fresco e arejado. Pode ser passado com ferro na temperatura de algodão (180º C), de preferência com sapata de proteção.

Couro - Em qualquer peça, nunca se devem usar sacos ou capas plásticas. O ideal é envolvê-las em capas de TNT e, a cada 30 dias, expô-las em local fresco e com sombra. E jamais o guarde se estiver sujo ou úmido de suor ou chuva. Peças de couro liso podem receber uma limpeza básica com pano úmido e produtos de higiene e hidratação para couro, vendidos em lojas especializadas.

Veludo - O veludo pode ser lavado normalmente na máquina de lavar com sabão em pó, mas o uso de secadoras ou estufas causará encolhimento. A secagem pode ser feita com a peça pendurada em local arejado e fresco.

Camurça - para lavar esse tipo de peça, o ideal é confiar o serviço a uma lavanderia especializada. Tratamentos caseiros normalmente estragam a camurça e o chamois. Deve ser guardada limpa em capa de TNT, em local seco e deixada para "respirar" e tomar ar pelo menos uma vez ao mês em local arejado e fresco.

Mesmo as roupas limpas e bem cuidadas podem ficar com cheiro de guardado após muito tempo no armário. Para evitar e tirar o mau cheiro, de tempos em tempos, deixe as portas do guarda-roupa abertas, principalmente em dias quentes e secos, para a as peças poderem respirar e arejar.

Utilize também potes antimofo em cada divisão dos armários. Eles contêm partículas que absorvem a umidade do local e são um bom auxílio na conservação das roupas.

Eu encontrei essas dicas no site MaisEquilibrio e achei super útil compartilhar com vocês!
Beijos GRANDE
Paloma Gomes

Posts Que Vão Interessar você

0 comentários

Curta a página no facebook

Família 💟

Entre em contato comigo