Saúde mental, vamos conversar

by - maio 23, 2019



Como vai sua saúde mental? O seu autoconhecimento? Nossa mente é um verdadeiro mistério, é fascinante, temos muito material a respeito e diria que isso tudo ainda é praticamente nada perto do quão grande é.

Sempre fui uma pessoa que li muito a respeito (e continuo lendo), medito, tento sempre me manter no eixo, mas existem fatores externos que influenciam nisso tudo e no resultado final. Ninguém é de ferro, há fases na nossa vida que parece que tudo vira do avesso, que parece ser impossível uma solução, mas no fim sempre dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou o fim (é clichê, mas é verdade). Fico feliz por hoje em dia ser um tema cada vez mais discutido, está saindo da famosa zona da "frescura", e sendo enfim reconhecido como algo importante que todos devem ter conhecimento.

Ultimamente há fatores externos que tentam colocar minha saúde mental lá embaixo, muita coisa acontecendo no momento, muita preocupação, muito planejamento a ser feito, quanto mais perto do fim de uma fase, pior fica. Tento me manter equilibrada, meditar, e as vezes só guardar pra mim, mas tem dias que o desespero grita (dentro de mim).

Sei que não sou a única, e sei que muitos sentem o mesmo e não tem conhecimento ao certo do que está acontecendo, e por isso é muito importante o autoconhecimento, se conhecer, saber suas limitações, suas forças e fraquezas, saber a hora de parar, de dizer não e arriscar. Você se conhece?

O autoconhecimento é um processo, posso dizer que me conheço muito mais do que no ano passado, e muito menos do que no ano que vem, mas continuo por essa busca de me autoconhecer. Graças a isso sei minha hora de afastar, de acalmar, de cuidar de mim, e sei a hora de arriscar, de enfrentar desafios e "dar as caras à sociedade". Alguns dizem que isso é ser bipolar, ser de "lua", eu prefiro dizer que é autoconhecimento, que nós seres humanos oscilamos, e justamente por isso passamos por altos e baixos.

Para quem segue procurando se autoconhecer cada vez mais, continue. E para quem nunca tentou ou até mesmo nunca pensou no caso, começe. E nunca se esqueça que a pessoa mais importante da sua vida é você mesmo! Isso não é egoísmo, é amor próprio! <3

Beijo GRANDE
Paloma Gomes

You May Also Like

0 comentários