๐Ÿ‘Š 35 Dias Ocupando O ICEA ๐Ÿ‘Š

by - dezembro 19, 2016

Sim, ficamos ocupados do dia 07 de novembro ao dia 12 de dezembro na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP em Joรฃo Monlevade, campus ICEA, esse relato nรฃo รฉ pra fazer quem รฉ contra ser a favor atรฉ porque cada um acredita naquilo que quer e eu respeito isso, รฉ apenas o meu ponto de vista  em cima de tudo que aconteceu, o meu crescimento pessoal, e a minha gratidรฃo por todos que estavam ali ocupando.
SIM, SE FOR PRECISO EU OCUPO DE NOVO, SEM PENSAR DUAS VEZES!

Foto de um dos dias da ocupaรงรฃo com um dos dogs de lรก *-*

Recapitulando do inรญcio, dia 7 de novembro estava marcada a assemblรฉia e eu confesso que ainda estava na dรบvida sobre o que estava acontecendo, nรฃo sabia se queria ocupar, nรฃo tinha opiniรฃo nenhuma formada. Conversando com algumas pessoas decidi que independente de ser a favor ou nรฃo a presenรงa de todos ali era muito importante. Foi o que eu fiz, assisti a assemblรฉia e escolhi logo a frente pra poder prestar atenรงรฃo em tudo, foram horas de assemblรฉia, contou com mais de 400  alunos (nunca tinha visto tanta gente assim na cantina do ICEA).

Na medida que iam sendo abertas as falas, eu tinha mais e mais certeza de que sim, eu deveria lutar, nรฃo importa se irรญamos ganhar ou nรฃo a batalha, o que importava รฉ que eu nรฃo seria mais uma sentada no sofรก mexendo na internet ou assistindo TV. Foi uma emoรงรฃo indescritรญvel quando foi decretava a greve com ocupaรงรฃo, nunca pensei que nosso campus optaria por isso, era hora de agir, comeรงamos o cadeiraรงo, e foi lindo, todo mundo ajudando, todo mundo ainda anestesiado e sem acreditar.

Aquele dia eu fui pra casa, nรฃo estava preparada pra dormir, mas no dia seguinte lรก estava eu bem cedo no ICEA, e jรก vendo algumas barracas, algumas pessoas acordando, e eu sรณ pensava "nรฃo tรด acreditando que isso estรก acontecendo no ICEA", sรฉrio, estava surreal, atรฉ que enfim a gente estava lutando!

Logo dei meu nome pro comitรช da ocupaรงรฃo, entrei de cabeรงa, se era pra lutar, eu estava disposta a fazer o que era preciso, e sรณ pra constar, faรงo parte de uma empresa jรบnior, e por mais que estava tendo greve com ocupaรงรฃo, as atividades da empresa nรฃo param, foram dias trabalhando na ocupaรงรฃo e na Visรฃo Jรบnior, foram dias indo dormir de madrugada devido ร s plenรกrias e acordando logo cedo pra dar inรญcio ร s atividades do dia.

Tomamos chuva, passamos calor, tiveram dias de estresse extremo, dias de choro, de cansaรงo, precisei dar menos atenรงรฃo ร  meus amigos e famรญlia, que super entenderam e apoiaram, gratidรฃo por ter pessoas tรฃo maravilhosas na minha vida!

Aprendi a pensar ainda mais no coletivo, de me preocupar com as pessoas, fiz amigos que provavelmente formaria sem conhecer, e que amigos, que pessoas maravilhosas, que pessoas humanas, que experiรชncia sensacional, tiveram dias alegres, dias de karaokรช, dias de danรงa, dias de jogos, dias de BBB Ocupaรงรฃo, dias de "Tia Aninha", dias de spotted, dias que nada nesse mundo seria capaz de pagar a experiรชncia.

Teve o grande dia de ir manifestar em Brasรญlia, eu ia, mas por algum motivo passei mal (Deus sabe o que faz, e mandou pessoas certas que dariam conta, provavelmente eu nรฃo daria), foi um dia de tensรฃo total, o medo de perder quem a gente ama, as afliรงรตes de tudo que estava mostrando nas redes, o desespero de ligar pra alguรฉm de lรก e nรฃo ser atendida e bater o pรขnico, sim, liguei chorando, pedi minha mรฃe pra rezar, realmente fiquei apavorada. Atรฉ que chega o grande dia da volta, fizemos recepรงรฃo, com mรบsica (#vaiToma), cartazes, apitos, e tudo mais, e quando o รดnibus parou na porta do ICEA, sim, chorei de novo, e queria abraรงar todo mundo, e agradecia mentalmente a Deus por todos estarem vivos e bem. Duas certezas eu tive nesse momento, realmente havรญamos criado laรงos, viramos sim uma famรญlia, cada um ali era muito importante pro coletivo, e que foram para Brasรญlia as pessoas certas, os guerreiros que aguentaram muita coisa, muito pรขnico, e souberam sair dessa (graรงas ร  Deus)!

Teve tambรฉm manifestaรงรตes pela cidade, e na รบltima outro fato histรณrico, conseguimos o apoio da UFOP de Ouro Preto e Mariana, vieram dois รดnibus de lรก para a ocupaรงรฃo do ICEA, irรญamos nos unir, e isso nunca havia acontecido antes, esse dia foi outro dia marcante, mas de lembranรงas boas, de todo mundo junto na cantina do ICEA, conhecer pessoas que fazem sua mente abrir รฉ muito bom, conhecer pessoas com gostos, estilo e maneira diferente de pensar foi maravilhoso, pena que foi rรกpido.

Nossos dias de ocupaรงรฃo tambรฉm foram marcados por gestos humanos, limpeza, plantaรงรฃo de mudas, cuidados com os dogs do campus, atรฉ porque cuidar do que รฉ nosso รฉ essencial. Tivemos apoio de muita gente, recebemos doaรงรตes de muitas pessoas, tiveram muitas palestras e atividades no campus, foi uma experiรชncia sem tamanho.

Atรฉ que decidimos que chegou a hora de desocupar, e comeรงamos a arrumar tudo, a desmontar barracas a fazer as malas, a ficar com um aperto no peito por deixar os dogs (sim, nos apegamos ร  eles), e tirar a foto pra registrar aquele dia.

Talvez vocรช que nรฃo esteve lรก deve ta achando isso tudo uma besteira, mas pode acreditar, precisei parar de escrever vรกrias vezes porque meus olhos encheram de lรกgrimas, por lembrar de tanta coisa com carinho, e por ter chegado ร  conclusรฃo de como isso me amadureceu ainda mais, de como minha visรฃo para as coisas da universidade รฉ outra agora, como eu estou grata de verdade por pessoas tรฃo especiais agora estarem na minha vida.

Sim, infelizmente a PEC foi aprovada, mas em momento algum ninguรฉm da ocupaรงรฃo arrependeu de nada, muito pelo contrรกrio, essa luta toda รฉ sรณ o comecinho, muita coisa vem pela frente.

Ninguรฉm disse que seria fรกcil, e forรงa a gente ainda tem de sobra! <3

You May Also Like

0 comentรกrios