Mantendo O Coração Saudável

by - novembro 25, 2014

Oi pessoal, tudo bom com vocês? O post de hoje fala da saúde do nosso coração, o eixo do nosso corpo, e que requer muita atenção e cuidado, por isso trouxe 7 dicas para que ele continue firme e forte:


1) Pratique atividades físicas: Na vida adulta, com o trabalho e outras ocupações, ficar longe do sedentarismo parece ser uma batalha. Entretanto, é exatamente nesta fase que os exercícios físicos são os mais indicados. De acordo com o especialista, é preciso "aumentar a atividade física em até 10% a partir dos 18 anos. São indicados 40 minutos de atividade física até quatro vezes por semana, seja caminhada rápida ou corrida de 20 minutos".

2) Evite o sal: Segundo o especialista, é indicado ingerir no máximo até 5gr de sal, por dia. A redução de sal nas comidas ajuda na funcionalidade do coração, enquanto o excesso do mineral no sangue favorece o aumento da pressão arterial.

3) Controle a pressão: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes são causadas pela pressão arterial alta. Além do sal, controlar a ingestão de álcool é uma iniciativa que também deixa o coração longe dos altos níveis de pressão. O controle da pressão arterial deve estar em níveis iguais ou inferiores a 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHG).

4) Mantenha o peso no lugar: A obesidade também afeta diretamente o funcionamento do coração, já que a gordura também pode se alocar no órgão. Além disso, o peso elevado é causador de doenças vasculares - o que pode levar à morte. O ideal é que o corpo tenha um Índice de Massa Corporal (IMC) de até 30.

5) Adeus ao cigarro: Além de fazer mal aos pulmões, aumentar o envelhecimento da pele, favorecer o aparecimento de câncer (principalmente no pulmão, de boca e pele), o tabaco também está relacionado a doenças cardiovasculares. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 doenças diferentes.

6) Colesterol em controle: O mau colesterol alto também pode prejudicar o coração - e até fazer com que o órgão pare de funcionar. O nível de colesterol total para até 200 miligramas por decilitro (mg/dl) e LDL colesterol até 100 mg/dl.

7) Glicemia em ordem: A glicemia é a concentração de glicose no sangue, ou seja, se a pessoa ingere altos índices de açúcar o índice subirá e poderá causar doenças como diabetes. O nível ideal de glicemia é de até 100 mg/dl.

Espero que tenham gostado das informações!!
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

You May Also Like

0 comentários