Alimento Que Previne Hipertensão

06:00

Oi pessoal, tudo bom com vocês? Vi uma notícia no site MaisEquilíbrio e achei super válido compartilhar! Até porque hoje em dia não é difícil ter alguém na família que tem hipertensão, vale muito a pena a leitura pessoal!!



Uma pesquisa realizada pela Universidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriu que uma substância contida no arroz integral tem a capacidade de inibir a angiostensina II.O que isso importa para você? A angiostensina é uma proteína ligada ao desenvolvimento de hipertensão e artelosclerose (enrijecimento das artérias). Nesse caso, o arroz integral é um ótimo aliado à sua saúde. Essa substância benfeitora ao coração se esconde na camada mais escura do grão de arroz, que é polida no processo de branqueamento do tipo comum.

Essa camada marrom também é repleta de fibras, deixando a versão integral muito mais nutritiva do que a branca. Aliando-se à prevenção contra a hipertensão e artelosclerose, estudos conduzidos pela Universidade de Tuffs, nos Estados Unidos, comprovaram que a versão integral do nosso velho companheiro de prato também controla a diabetes, reduz a gordura abdominal, abastece o corpo com ácido fólico, potássio e vitaminas do complexo B e causa maior sensação de saciedade.

Esse último benefício acontece porque, por conter aquela casca marronzinha cheia de fibras, o arroz integral forma uma goma quando entra em contato com os líquidos estomacais, sendo digerido mais lentamente pelo organismo. Isso significa que, além de controlar a assimilação dos açúcares (e consequentemente da produção de insulina) pelo corpo, ele te deixa com menos fome e te ajuda a controlar a boca nos lanches fora de hora.

Como incorporá-lo na dieta? Além de levemente mais caro nas prateleiras, o arroz integral é um pouquinho mais trabalhoso para ser preparado (leva cerca de 45 minutos). Isso acontece porque a casquinha que o diferencia do arroz comum acaba formando uma capa que dificulta o cozimento. Mas isso não é motivo para afastar o alimento do seu cardápio. Para driblar o tempo de preparo, você pode deixar o arroz de molho durante a noite ou até mesmo por algumas horas antes de cozinhá-lo. Depois disso, basta escorrer a água e dar uma tostadinha nos grãos dentro de uma panela vazia até secar toda a água. Só então você pode adicionar seus temperos e dar continuidade à receita tradicional. Será muito mais fácil cozinhar!

Outra ótima opção é colocar o arroz na panela de pressão por cerca de 20 minutos e deixar sair o vapor naturalmente. Como a recomendação dos nutricionistas é de que o arroz integral substitua o arroz comum em todas as refeições (e que esteja sempre contido nelas), é importantes sabermos inovar no preparo dos pratos, não é mesmo? Confira uma receitinha com esse grão tão benéfico:


Arroz integral com abóbora

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de arroz integral
½ abóbora cabocha pequena
1 colher (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (chá) de sal
6 ramos de salsinha
1 cebola pequena picada
1 dente de alho amassado

MODO DE PREPARO

1) Lave o arroz e coloque-o na panela de pressão com ½ litro de água.
2) Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio.
3) Retire do fogo, tire a pressão da panela, abra-a e reserve.
4) Lave a abóbora, descasque-a e retire as sementes.
5) Lave-a novamente, pique-a em cubos médios e reserve.
6) Descasque a cebola e pique-a em pedaços bem pequenos.
7) Lave os ramos de salsinha e pique-os bem fininho.
8) Reserve tudo.
9) Em outra panela coloque o azeite de oliva, a cebola e o dente de alho amassado.
10) Leve ao fogo e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos ou até a cebola murchar.
11) Adicione, a abóbora e refogue-a, mexendo de vez em quando, por cerca de 3 minutos.
12) Incorpore o arroz, ½ xícara (chá) de água e o sal.
13) Cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 15 minutos ou até a abóbora ficar macia.
14) Retire o preparado do fogo e sirva logo em seguida.

Dica super importante dada pessoal, bora passar para a família, ter uma vida mais saudável sempre é a melhor opção!
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

Posts Que Vão Interessar você

2 comentários

  1. Gostei de saber que o arroz integral é bom para a saúde
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Mariana, até porque eu só achava que ele era útil para o emagrecimento!
      Beijos linda <3

      Excluir

Curta a página no facebook

Família 💟

Entre em contato comigo