A Importância Do Sono

06:00


Oi pessoal, tudo bom com vocês?? Quantas vezes você já acordou pela manhã tão cansada que desconfiou não ter dormido à noite? Muitas pessoas passam por isso diariamente, sob influência de diversos fatores, como insônia, falta de tempo ou problemas respiratórios. O que você pode não saber é que uma boa noite de sono pode ser sua melhor amiga nos estudos, no trabalho e na beleza.

As noites de sono mal dormidas prejudicam nosso corpo por desorganizar o metabolismo e interferir na síntese de alguns hormônios, provocando doenças como depressão, obesidade e hipertensão. Já o sono saudável e em boa quantidade causa os efeitos inversos e pode trazer muitos outros benefícios. Veja a seguir:

- Auxilia na perda de peso
Durante o sono, seu corpo produz um hormônio chamado leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade. Sendo assim, quando você dorme o suficiente para produzir essa substância em quantidade, fica muito mais fácil manter a boca controlada e, portanto, emagrecer. Além disso, um estudo feito pela Universidade de Chicago comprovou que as pessoas que dormem cerca de 6 a 8 horas diárias queimam mais gordura do que quem dorme menos ou apresenta sono fragmentado (como quem tem apneia). Ainda de acordo com a pesquisa, dormir pouco reduz em 55% a chance de perda de gordura.

- Previne a depressão
Segundo o estudo realizado com dez mil pessoas pelo Centro Clínico de Distúrbios do Sono de Cleveland, em Ohio, nos Estados Unidos, as chances de um indivíduo que dorme entre 6 e 9 horas por dia desenvolver depressão é menor que entre outras pessoas. Os resultados apontaram que a qualidade de vida daqueles com sono saudável e regular tem níveis mais elevados e que seus índices de depressão são mais baixos em comparação com quem dorme pouco ou muito.

- Turbina o desempenho profissional
Você já deve ter ouvido falar que os estágios mais profundos do sono demoram a ser atingidos e são muito importantes para a saúde do organismo. Tudo isso é verdade, já que sem esse estágio, não se pode descansar de forma adequada. Sendo assim, uma boa noite de sono garante que você não fique sonolenta, irritada ou cansada durante o dia. Sem falar que a concentração e a absorção efetiva de novas informações recebem um gás especial - o que proporciona melhora na produtividade.

- Regula o diabetes
Dificuldades no sono também podem significar dificuldades para controlar o diabetes. De acordo com um estudo comandado pela Universidade do Noroeste, nos Estados Unidos, diabéticos com sono insuficiente tem cerca de 82% mais resistência insulínica do que os diabéticos com sono saudável. E não é só isso. Como o sono ruim provoca descontrole do nível de glicose, as pessoas que sofrem com ele podem desenvolver o diabetes tipo 2, correndo o risco de sofrer infartos ou AVCs.

- Combate a hipertensão
Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que bons níveis de pressão arterial podem ser o resultado do sono profundo e ininterrupto das pessoas. Nosso cérebro interpreta as noites mal dormidas como um estado de estresse, ficando alerta e aumentando a adrenalina corporal. Com o passar do tempo, essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, causando a hipertensão.

- Melhora o desempenho físico
O hormônio GH é responsável por nosso crescimento e é produzido quando dormimos profundamente e sem interrupções. Suas funções (além de auxiliar o crescimento) são manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose. Como essa substância só é produzida cerca de meia hora depois de cair no sono, aqueles com sono fragmentado apresentam dificuldades de sintetizar o hormônio, eliminando os benefícios que ele poderia trazer.

- Fortalece a memória
Como dito anteriormente, as pessoas que possuem boas noites de sono absorvem melhor as informações do dia a dia e esse fato é comprovado por meio do estudo realizado pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. A pesquisa afirma que a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais acontece durante o descanso, fortalecendo habilidades como memória e aprendizado.Durante a noite, o cérebro faz uma varredura das informações recebidas quando a pessoa estava acordada, descartando o supérfluo, guardando o primordial e fixando ligações que aprendemos durante o dia.

Pense melhor antes de aceitar dormir apenas quatro horinhas antes de ir trabalhar, porque isso pode lhe custar muito caro. Além disso, uma boa noite de sono vigora e só faz bem a você!
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

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4 comentários

  1. Sem contar que não existe coisa mais gostosa que chegar do trabalho e tirar uma sonequinha :3

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    1. Verdade Tawani, revigora todo o corpo! rs
      Beijos linda <3

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  2. Só li verdades. Li algo parecido em uma revista ontem :)

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :) )

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

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    Respostas
    1. Fico imensamente feliz que tenha gostado, de coração!! Muito obrigada mesmo! Volte sempre...
      Beijos <3

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