Tudo É Uma Questão De Ponto De Vista

by - abril 29, 2014

Oi gente, tudo bom com vocês? No post de hoje resolvi falar de autoestima!



Não adianta os outros elogiarem suas habilidades e características físicas se você não as enxerga em você. Quando nossa autoestima está em crise, parece que nada que fazemos é bem feito ou merece crédito. Mas se você passar a se olhar de outra forma, isso pode mudar.

Quando a mulher não se sente bonita tem o costume de potencializar um determinado defeito seu de maneira tão intensa que ela acaba generalizando seu descontentamento.

O problema deixa de ser o quadril, o cabelo ou o nariz e passa a ser o corpo todo. Junto com essa baixa autoestima vem o sentimento de menos valia, um mal estar que vai contaminando todos os setores da vida.

"Não se achar bonita tem a ver com a identidade, com uma autoimagem distorcida. A mulher foca tanto em determinado defeito que toda a energia dela é canalizada para isso. Aquele pequeno ‘defeito’ vai ficando grande e de repente toma conta de tudo", comenta Roselake Leiros, coach de carreira e de vida, palestrante profissional especializada em desenvolvimento humano e diretora executiva da CrerSerMais.

Quando esse sentimento de menos valia atinge o lado profissional a mulher pode tomar a iniciativa de potencializar outras habilidades para compensar aquelas que ela enxerga como defeito ou simplesmente não agir e se afundar, comprometendo seu rendimento no trabalho. Só que a gente sabe que a beleza não é determinante para o sucesso profissional. Ele costuma se fazer presente quando você aprende, utiliza o que tem de melhor dentro de você mesma.

"E não estamos falando apenas de corpo. Se você não gosta do seu quadril, mas acha que seus olhos são bonitos, então invista numa maquiagem que os potencialize. Tem um sorriso bonito? Mostre-os para as pessoas. É simpática? Apresente essa qualidade para quem está ao seu redor. Foque sua energia naquilo que lhe faz se sentir bem", orienta Roselake.

A coach explica que há uma grande diferença entre se sentir bonita para os outros e se sentir bonita para si mesma. Quando a mulher se olha no espelho e se sente bonita se sente bem também e não fica preocupada com o que o outro vai pensar. Mas, a partir do momento em que a mulher age para agradar ao outro, se descaracteriza e perde suas referências. "É preciso achar um equilíbrio. Caso contrário a gente se afasta da nossa verdade, da nossa personalidade e isso é péssimo."


Para você virar o jogo e passar a ser sentir mais confiante e bonita na vida e no trabalho, Roselake Leiros separou cinco dicas especiais:

1) Pare de focar naquilo que você não gosta. Isso contamina! Lembre-se que sua energia será concentrada onde você deposita mais atenção.

2) Descubra seus potenciais e busque uma forma de explorá-los em você. Se forem características físicas, aposte na maquiagem ou nas roupas que as evidenciem. Você precisa, primeiro, evidenciar seus pontos fortes. Só depois é que deve disfarçar os defeitos. Senão você vai levar as pessoas a observarem seus pontos fracos em primeiro lugar.

3) Percebeu quantos pontos positivos você tem? Agora sim é hora de disfarçar os pontos que você não gosta. Acha que tem as pernas finas demais? Então use uma calça com a boca mais larga. Seus seios são grandes demais? Use blusas que ajude a dar uma disfarçada. É o cabelo que não lhe agrada? Procure um hairstylist para ver o que pode ser feito. De repente a solução é simples, como mudar o corte ou a cor.

4) Nunca se esqueça que a beleza vai além do corpo. Sendo assim, faça o exercício de buscar outras qualidades em você (um sorriso, jeito de falar, de acolher as pessoas). Você, antes de mais ninguém, precisa perceber que é muito mais do que formas físicas. É única e especial!

5) Colocou todas essas dicas em prática e mesmo assim não se sente melhor? Então é hora de buscar ajuda. Não tenha vergonha de procurar um terapeuta comportamental. Ele vai lhe ajudar a entender a causa dos problemas, para que você possa se fortalecer e elevar sua autoestima.

Dicas ótimas né pessoal, procure se importar mais com você, com o que você acha e não com a opinião dos outros!

Beijo GRANDE,
Paloma Gomes

You May Also Like

2 comentários

  1. Gostei muito do texto, verdade para que os outros consiga enxerga nossas habilidades e qualidades é nescessario a gente se observar primeiro para transmitir essa auto-estima e esta bem consigo mesma para o outro.

    http://oneofff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Erika, volte sempre para acompanhar as postagens!
      Beijoo <3

      Excluir