Chocolate Também Como Tratamento De Beleza

by - junho 28, 2014

Dotado de cheiro e sabor irresistíveis o chocolate não tem espaço cativo apenas na despensa e na bolsa da mulherada.

Ele também conquistou o ramo da estética. Ele já pode ser encontrado na composição de creme para pele e cabelos. Para os tratamentos estéticos é usada a poupa do cacau, pois contém vitaminas A, B1, B2 e B3 e retinol. Outro componente importante é o ácido ascórbico, que provoca uma leve esfoliação na pele, eliminando células mortas e amenizando linhas de expressão.

A farmacêutica bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues conta que os objetivos dos tratamentos à base de chocolate são: hidratar a pele, proteger, umectar peles secas e desidratadas, aliviar tensões musculares provocadas pelo stress, nutrir e tonificar.

O cacau é dotado de diversas propriedades. "Ele eleva os níveis de serotonina (hormônio associado ao prazer) e de endorfinas (hormônio do bem-estar), tem ação antioxidante e desintoxicante, ativa o processo da lipólise (quebra das células de gordura) e contém mais de 800 moléculas com propriedades hidratantes, tonificantes, regeneradoras e revitalizantes", enumera Joyce.



Quando aplicado na pele do rosto e do corpo cada propriedade do chocolate promove uma série de benefícios:

 1) O açúcar do chocolate hidrata;

 2) Os polifenóis agem como antioxidantes e estimulam as betaendorfinas (neurotransmissor que favorece a sensação de bem-estar);

 3) O complexo vitamínico B e vitamina A nutrem a pele;

 4) O cálcio, ferro, fósforo e o cobre tonificam a pele;

 5) A cafeína e a teobromina têm ações estimulantes, afrodisíaco, drenantes e vasodilatadoras;

 6) A manteiga de cacau age como emoliente e protetora

 7) O magnésio relaxa as áreas de tensões.

"O ideal nos tratamentos estéticos é usar o chocolate amargo, pois tem uma grande concentração de cacau. Em média, o amargo tem três vezes mais antioxidantes do que o chocolate ao leite. Ele também é rico em flavonóides e polifenóis, compostos presentes também na uva vermelha", comenta a especialista.

Os tratamentos estéticos à base de chocolate são indicados para peles maduras e secas, desvitalizadas pelo sol, estressadas e sem vida. Porém, as peles oleosas e acnéicas devem evitar o componente, porque ele pode piorar o quadro.

Quando utilizados na confecção de shampoos, o cacau, por ser rico em nutrientes e ácidos graxos, hidrata, diminui o volume e dá mais brilho e flexibilidade aos fios, especialmente nos cabelos secos e muito volumosos. "Mas, como todo tratamento, temos que ficar de olho no pH do produtos, pois isso irá garantir um bom resultado. Quanto maior o pH, mais chances dos fios ficarem quebradiços e ressecados", alerta a cosmetóloga.

Esses produtos não são recomendados para cabelos oleosos ou finos, já que o produto é muito gorduroso e pode aumentar o aspecto seboso dos fios, além de reduzir o volume.

Bom gente, o chocolate e suas 1001 utilidades! rsrs
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

*Inspirado no site MaisEquilíbrio

You May Also Like

2 comentários

  1. Chocolate serve pra tanta coisa ne mas a melhor delas é come-lo. Kkkk
    Gostei do blog bjs.

    www.oneofff.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Erika, fico muito feliz que tenha gostado!!
      Beijos linda <3

      Excluir