Você Sabia? Síndrome Do Ovário Policístico Pode Levar À Obesidade

by - dezembro 03, 2014

Oi pessoal, tudo bem com vocês? A alguns dias atrás, eu estava lendo uma matéria no site  MaisEquilíbrio e achei válido compartilhar com vocês aqui também, porque apesar de ser legal falar de receitinhas, moda, maquiagem, entre outros, com saúde não se brinca e é necessário essa troca de informações!!



Pesquisas mostram que a Síndrome do Ovário Policístico afeta cerca de 20% das mulheres entre 20 e 30 anos. Mas afinal, o que é essa síndrome que tanto se fala? E qual sua relação com a obesidade?

A ovulação normalmente produz pequenos cistos que ficam alojados no ovário e quando a mulher menstrua, eles geralmente são eliminados.

Em casos de desequilíbrio hormonal, o organismo não elimina esses cistos, gerando assim, a síndrome. Em consequência disso, há a dilatação dos ovários, alteração do ciclo menstrual e produção de hormônios masculinos (andrógenos). Outra doença relacionada a esta síndrome é a obesidade. De acordo com o Departamento de Endocrinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 50% das mulheres com Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) são obesas. Esse quadro é comum por que o organismo oferece resistência à insulina, dificultando a queima calórica e acumulando mais gordura do que o normal. Por isso, mulheres com ovários policísticos têm mais facilidade pra engordar e dificuldade para emagrecer.

E obviamente, o aumento da produção de hormônios masculinos também é refletida na sua saúde, causando acne e o aumento de pelos pelo corpo. É culpa deles também o fato de mulheres com essa síndrome terem dificuldades para engravidar. Além disso, a síndrome influencia no aparecimento da diabetes, colesterol alto, seborreia, queda de cabelo, hipertensão, câncer no útero e de mama.

O diagnóstico é feito por um exame de ultrassonografia e os tratamentos são iniciados quando a paciente possui uma quantidade elevada de cistos. Após o diagnóstico, o ginecologista poderá receitar remédios para controlar os hormônios masculinos e femininos. As pílulas anticoncepcionais são as mais comuns, nestes casos.

O médico pode receitar comprimidos de progesterona (hormônio feminino), metformina (que aumenta a produção de insulina e normaliza o ciclo menstrual), hormônios, cremes para retardar o crescimento de pelos, entre outros. Para cada caso e gravidade, um tratamento é realizado. Muitas vezes o combate pode durar a vida fértil inteira da mulher. O desempenho é variável e individual.

Informação útil nunca é demais né gente!
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

You May Also Like

2 comentários

  1. Oi Paloma tudo bem por ai?
    Muitas informações boas aqui no blog, adorei!
    Eu tinha/tenho a SOP e aos 16 anos consegui me curar dela. Fui ao médico, fiz os exames necessários e ele me receitou um anticoncepcional com progesterona e resolveu todos os problemas! Diminuíram os pelos (era o que mais me incomodava pois sou bem branquinha), as cólicas que eram fortes também diminuíram bastante e o melhor foi controlar o ciclo porque era triste quando eu programava com as amigas de ir no clube nadar e acontecia de vir um ia antes! heheheh

    Só que para o remédio funcionar deve-se tomá-lo diariamente e no mesmo horario, senão desanda tudo (inclusive a tpm! hehehe)

    Adorei seu blog, muito legal mesmo,
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi, que bom que gostou, fico imensamente feliz, e que ótimo que tenha conseguido se curar, é muito bom saber de histórias verdadeiras assim que tenham tido um final feliz não é verdade?
      Beijão lindona, e volte sempre!!! <3

      Excluir