Mitos E Verdades Sobre A Cera Quente

by - março 30, 2014

Oi meninas e meninos, vocês já devem ter ouvido dizer que depilar a sobrancelha com cera quente deixa a pele flácida. Pois isso não passa de um mito, afirmam os entendidos no assunto, porque os puxões agem superficialmente na pele e estão longe de serem os grandes responsáveis pela flacidez facial, causada normalmente pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante a depilação.

Então o que realmente é verdade quando o assunto é depilação com cera? A técnica traz muitos benefícios e o campeão é a durabilidade que ela proporciona. Depois da retirada dos pelos eles demoram bastante para crescer, até 30 dias.

À vocês que também encaram a depilação com cera, apresento uma série de mitos e verdades a respeito. Dá só uma olhada!


Agride a pele: Verdade - Apesar de fazer sucesso entre as brasileiras, a depilação com cera quente agride a cútis, provocando vermelhidão e inchaço. No processo de retirada dos pelos das regiões desejadas, a tração feita contra a pele, associada à alta temperatura, remove a camada protetora da cútis, provocando um processo inflamatório, como a foliculite e até queimaduras.

Dura mais que a lâmina: Verdade - A técnica é ideal para as mulheres que têm pouco tempo livre. A depilação com a cera quente tende a durar mais, em torno de duas semanas, porque, ao contrário da lâmina, ela tira o pelo pela raiz, enfraquecendo a raiz do pelo. Por essa razão também que aos poucos a tendência é diminuí-los.

Provoca manchas: Verdade - Quando puxada com força para remover os pelos, a cera quente agride a superfície da pele que, como forma de autodefesa, produz mais melanina - pigmento responsável por dar coloração à cútis - na região depilada, formando manchas acastanhadas.

Dilata os vasos e causa varizes: Mito - Isso não passa de mito, afirmam especialistas. A cera quente não é a vilã da história quando o assunto é o surgimento das temíveis varizes. Isso porque, o problema, de origem genética, só aparece pela incapacidade da veia de manter o fluxo sanguíneo contínuo e de promover o retorno do sangue para o coração. No entanto, quem tem tendência a apresentar vasinhos dilatados deve evitar o uso da cera quente, pois eles costumam ser mais superficiais e se tornarem mais sensíveis à vasodilatação, intensificada pelo calor provocado pelo procedimento.

Exposição solar deve ser evitada: Verdade - Quem faz depilação com cera deve evitar a exposição ao sol até 24 horas após a retirada. Isso faz bem para a saúde e beleza da cútis, que fica mais sensível e suscetível à formação de manchas.

Cera não precisa ser descartada: Mito - Sinônimo de perigo para as adeptas da cera quente, achar que os itens usados durante a depilação não precisam ser descartados podem trazer problemas sérios de saúde. De acordo com dermatologistas, o uso coletivo desse tipo de material aumenta os riscos de proliferação das bactérias presentes na pele, além do surgimento de doenças graves como o HPV.

Cera quente encrava os pelos: Verdade - Os pelos tendem a encravar com facilidade porque, enfraquecidos, têm dificuldade de romper os canais por onde passam. Por isso, uma boa dica para evitar o encravamento é fazer esfoliações antes do procedimento.

Espero ter tirado um pouco das dúvidas de vocês e espero também que tenha sido bem útil. Quem aí já depila com cera quente, e quem vai passar a ser adepto dessa técnica??

Beijo GRANDE,
Paloma Gomes

You May Also Like

0 comentários