Ih, esqueci

by - março 26, 2014

Oi gente bonita, a dica de comportamento de hoje é para você que esquece muito, turbine sua memória, para nunca mais largar o celular ou guarda-chuva em casa, nem trocar o nome de alguém haha.



Pense positivo: Nunca diga "Não posso esquecer os documentos! "O cérebro reage a verbos de ação. Nessa frase, ele ignora a palavra não e pula para a parte do esqueça", diz a fonaudióloga Ana Alvarez, autora do livro Exercite Sua Memória (Record). No lugar pense: "Preciso lembrar".

Misture sentidos: Quanto mais sentidos estiverem envolvidos em uma ação, mais fácil fixar algo. Experimente cruzar pelo menos dois deles. Na prática: ao anotar alguma coisa, sinta a textura do papel. Quando alguém te passar uma lista de supermercado, visualize os produtos em uma mesa.

Foque no que rola agora: Aqui o conselho é simples, mas pode ser difícil de aplicar. Procure prestar atenção em uma coisa de cada vez: no que sua mãe diz, no filme, no livro. Não faça duas coisas, como conversar e checar o Instagram. "Ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o cérebro se atrapalha e absorve apenas fragmentos de informação", explica Sônia Brucki, coordenadora da Academia Brasileira de Neurologista.

Repita mil vezes: Se você quer decorar uma música, cante repetidamente alguns dias antes. Se tiver uma apresentação no trabalho, ensaie bastante e tente relembrar os trechos ao longo do dia. Para que o cérebro guarde um dado na memória, você terá de sinalizar quanto o tema é importante. E, a partir do momento em que você repetir a informação, ele vai captar a mensagem.

Siga as técnicas do  mestre: Para guardar um nome, crie uma sentença na sua cabeça, você dá vida a ele e consegue memorizá-lo. Se alguém se chama Helena, por exemplo, pense em "Helena de Troia subiu no cavalo". Para lembrar o rosto da pessoa, observe-a bem. "Com seus olhos, faça um Z: comece pelos olhos, cruze a diagonal pelo nariz e percorra a boca horizontalmente", ensina Ed Cooke, um inglês que está entre os top 10 do Campeonato Mundial de Memória.

Estimule a mente: Jogue palavras cruzadas, taipei, sudoku... Eles obrigam o cérebro a exercitar atenção, repetição e fixação. Se você praticar com regularidade (por 20 minutos, quatro vezes por semana), a diferença que sentirá no dia a dia será maior ainda.

Dicas dadas, vamos estimular e melhorar nossa memória??
Beijo GRANDE
Paloma Gomes

You May Also Like

2 comentários

  1. Bá, já fui muito esquecida, mas com o tempo e as várias tarefas que acumulei, minha memória foi melhorando. Outra dica legal é escrever, talvez as pessoas tenham memória fotográfica- como eu- e lembro mais do que escrevo que daquilo que me falam. haha

    Beijão,
    santaironia.com

    ResponderExcluir
  2. Victória sou bem assim também, registro mais as coisas que escrevo! Beijo lindaa :)

    ResponderExcluir