Pedida Para O Inverno

by - maio 14, 2014

Oi pessoal, tudo bom?? Não existe nada mais gostoso do que saborear uma sopa bem quentinha neste inverno, não é verdade? Com o friozinho, estamos sempre à procura de algo que nos aqueça, mas o que consumir para saciar a fome e manter a boa forma? A sopa pode ser uma ótima pedida Minestrone (italiana), won ton (chinesa), caldo verde (português), gazpacho (espanhol), estes e outros milhares tipos de sopas são apreciados por pessoas do mundo inteiro. Um prato de fácil preparo, com custo acessível para todas as classes sociais.



As sopas em geral são preparadas a partir dos caldos de carnes ou legumes e acrescidos de outros ingredientes. É justamente nesses ingredientes que está o segredo, pois são os grandes responsáveis para que a sopa seja rica em nutrientes, com poucas calorias e com sabor irresistível.

Para preparar sua sopa, escolha ingredientes de grupos variados, como, cereais ou tubérculos (macarrão, arroz, batata, mandioca, mandioquinha), proteínas (frango, carne, peixe) e grãos (lentilha, feijão, grão de bico, ervilha). Verduras e legumes são à vontade.

Também é importante evitar ter mais que dois alimentos do mesmo grupo alimentar. Não é necessário ter na mesma sopa o macarrão, a batata e a mandioca. Dessa forma você consumirá mais calorias.

Evite alguns ingredientes como: creme de leite, toucinho, queijos amarelos, carne com gordura, pele de frango, etc. Cuidado na quantidade! Se você parar para pensar, irá perceber que a sopa pode ter vários ingredientes com calorias mais do que suficientes. Então, não é preciso repetir duas ou três vezes, certo?

Outro ponto importante é aquele que se refere aos acompanhamentos, como, por exemplo, azeite de oliva, pão, torrada ou queijo ralado. Se a sopa tiver muitos ingredientes não é necessário acrescentar nenhum acompanhamento, mas se você adora apreciar os cremes de ervilha, palmito, queijo, entre outros, não tem problema acrescentar um pãozinho ou torradas.

Quanto ao azeite, acrescente pouca quantidade, assim não aumentará em muito as calorias. Em relação ao queijo ralado, veja se realmente é necessário, pois em 10g de parmesão ralado tem aproximadamente 45kcal.


Utilize temperos naturais para preparar sua sopa, como, alho, cebola, tomate, salsão, pimenta e ervas aromáticas. Ao invés de utilizar caldos de carne, galinha, legumes industrializados, você vai ver que ficará com um sabor maravilhoso.

Dê preferência por preparar sua sopa de forma caseira, ao invés de consumir com muita freqüência estas sopas prontas de pacotinho, que muitos adoram consumir visando a eliminação de peso.

As sopas prontas devem ser utilizadas como um coringa nos dias em que você está cansada, com fome, podendo prepará-las em pouco tempo. Evite consumi-las diariamente, pois é um produto industrializado. Muitas contêm aditivos químicos, aromatizantes, gordura hidrogenada e outros tipos.

Para quem deseja eliminar peso, ter a sopa como uma opção no jantar ou no almoço é uma ótima ideia, mas desde que seja uma sopa nutricionalmente completa, que tenha todos os grupos alimentares. A sopa pode ser uma boa pedida nesta época do ano, pois você vai se aquecer, comer de forma saudável e ainda eliminar peso com saúde.

Então gente, sopa é tudo de bom não é mesmo?? E vocês, que tipo de sopa mais gostam?? Deixem nos comentários!!!

Beijo GRANDE
Paloma Gomes

You May Also Like

10 comentários

  1. Olha não sou muito chegada a sopas não rsrs
    mas gostei das suas dicas :))
    http://karinapinheiro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas Karina.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Sopa + frio é uma perfeita combinação, que delícia! hahaha

    www.entreladies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto bastante Suellen!
      Beijos linda <3

      Excluir
  3. Não gosto muito de sopa

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sopa realmente não é o tipo de comida de comida que agrada a todos! rs
      Beijos Thalita <3

      Excluir
  4. Adorei :) Parecem boas, mais eu não sou nadinha chegada a sopa haha
    Beijos
    si puder dar uma olhadinha no bog : www.ingridvieira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ingrid, volte sempre, irei visitar sim!
      Beijos Linda <3

      Excluir
  5. Sopas são uma delícia!
    Se gosta de nail arts, dê uma passadinha no meu blog se gostar curte!
    Beijos
    http://nailsfantastic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Astrid, vou dá uma passadinha lá sim :)
      Beijos linda <3

      Excluir